domingo, 21 de agosto de 2011

Vice-presidente diz na China que os EUA nunca darão calote

O vice-presidente americano, Joe Biden, tentou tranquilizar a China, a maior credora estrangeira de Washington, ao declarar que os Estados Unidos "nunca estiveram em moratória e jamais estarão", durante visita ao país. Biden aproveitou, também, o pronunciamento feito para 250 alunos da Universidade de Sichuan em Shengdu, no sudoeste do País, para levantar a questão dos direitos humanos.

Mas o assunto de destaque foi mesmo a economia, ao final de uma visita de cinco dias, durante a qual quis tranquilizar os dirigentes da China sobre as finanças americanas e a solidez dos bônus do Tesouro, nos quais Pequim investiu US$ 1,17 bilhão. Os Estados Unidos "nunca estiveram em moratória", insistiu o vice-presidente, três semanas depois de um acordo de última hora no Congresso que permitiu evitar um calote catastrófico no pagamento de seus débitos.

Apesar das dificuldades atuais, continuou Biden, "os Estados Unidos são ainda a melhor opção para investir". Recentemente, a China chegou a expressar grande preocupação com o rebaixamento da dívida soberana americana pela agência de classificação Standard and Poor's e a imprensa oficial havia pedido severamente que os Estados Unidos deixassem de viver gastando mais do que ganhavam. Mas os altos dirigentes chineses foram mais conciliadores nos encontros com Biden nesta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário