domingo, 23 de outubro de 2011

Como sair do vermelho


Sair do vermelho é um termo que deveria ser trocado por sair do roxo, porque muitas vezes é assim que nos sentimos quando as contas estão além do nosso controle.

Estamos chegando no final de ano e nessa época, é comum querer arrumar a casa, trocar algum móvel que já está meio baqueado, comprar roupas novas, os presentes de final de ano, e tudo que pensamos em fazer depende de dinheiro.

Mias infelizmente o ano foi meio complicado, e a única coisa que está sobrando até agora são contas e mais contas, é difícil mais infelizmente é a realidade de milhares de pessoas.

Gastar mais do que ganha muitas vezes não é uma opção, e sim uma necessidade, porque geralmente quando sobre mês no nosso salário, acabamos recorrendo ao cartão de credito, ou ao cheque especial, e tudo de repente começa a virar uma grande bola de neve, que apesar de vivermos num pais de clima quente, em alguns casos ela é quase impossível de derreter.

Dever todos devem, pagar já é uma questão de bom senso de cada um, tentar controlar adequadamente nossos gastos com os nossos ganhos pessoais é fundamental para viver com tranquilidade.

Mais como fazer isso se já estamos totalmente mergulhados em contas? Como fazer o milagre da diminuição das dividas? Atravessar o mês sem ter que apelar pro cartão de credito ou cheque especial é uma missão totalmente impossível.

Gastar menos do que se ganha seria a solução, mais qual a formula pra se conseguir isso?

Algumas dicas podem até funcionar, mais o que nos preocupa de imediato são as contas já existentes, porque se o nosso ganho só dá pra cobrir as que já existem, então novamente vamos cair no cartão e elas voltaram a existir.

Mais não podemos nos desesperar, é preciso montar uma estratégia e começar colocar em pratica um plano para se libertar das contas, dos juros e tentar entrar no eixo.

Avalie todas as suas despesas, depois calcule a taxa de juros que cada uma cobra, feito isso, então separe as contas mais urgentes, e as que não podem deixar de ser pagas nas datas, como água, luz, telefone, gás, despesas de casa.

Quanto ao cartão de credito, procure renegociar suas dividas, tentando achar junto a empresa a melhor condição de pagamento, com prestações que possam ser pagas sem sair de seu controle.

Evite fazer compras divididas em muitas parcelas, e só compre o que for de extrema necessidade, pelo menos enquanto não tiver colocado as contas em dia.

Faça uma planilha, e procure ver onde você gasta mais, e se pode fazer algum corte nesses gastos, procure se controlar, se você quer conseguir se livrar das contas é preciso fazer esforços, mais pode ter certeza que no final vai valer à pena.

Colocando tudo na ponta do lápis fica mais fácil pra você controlar, e não se desespere, pois todo mundo deve, o importante é ter consciência de que tem que pagar.

Se você quer mesmo se livrar das suas contas, juros e ter uma vida mais confortável, sem dores de cabeça isso é possível, mais é preciso ter força de vontade, e principalmente saber se controlar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário